Complexitas – Revista de Filosofia Temática

O MÉTODO DELPHI E A VALIDAÇÃO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS ATUANTES EM SALAS MULTISSERIADAS NA AMAZÔNIA

Silvana Ferreira Lima, Enilene Conceição Nunes, Ronilson Freitas de Souza

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como o método Delphi e seus caminhares podem colaborar como instrumento de validação de pesquisa científica. Para esse estudo, utilizou-se a pesquisa de caráter qualitativo e como estratégia de coleta de dados fora utilizado um questionário semi-estruturado. A pesquisa se desenvolveu com professores de escolas públicas de Salvaterra, Marajó-PA, que atuam em salas/classes multisseriadas, o estudo se desenvolveu no mês de agosto no ano de 2018. Os resultados apontaram que esse método é uma forma viável de validar um instrumento de pesquisa uma vez que ao desenvolver do trabalho percebeu-se que algumas perguntas geraram ambiguidades aos sujeitos entrevistados, logo a tomada de decisão dos pesquisadores foi reelaborar as perguntas norteadoras do questionário para que o público-pesquisado, no momento final da pesquisa, tivesse a melhor compreensão das intenções de investigação do que se refere ao Ensino de Ciências da Natureza no ambiente multisseriado.


Palavras-chave

Método Delphi. Ensino de Ciências da Natureza. Validação de Pesquisa.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, M. M. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 19, n. 1, p. 63-71, jan./abr. 2014.

AZEVEDO, J. S. F de. Técnica Delphi um Guia Passo a Passo. Disponível em:

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i1.8165



Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.