Complexitas – Revista de Filosofia Temática

UBER: TRABALHO PRECARIZADO EM TEMPOS DE ECONOMIA DE COMPARTILHAMENTO NA CIDADE DE BELÉM

Francisco Leandro Martins Lameira, Tânia Guimarães Ribeiro

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de analisar, por meio de uma perspectiva sociológica, o processo de precarização do trabalho dos motoristas que estão registrados na plataforma tecnológica da empresa Uber, na região metropolitana de Belém, Estado do Pará. Desse modo, é necessário estudar as condições de trabalho dos motoristas, caracterizar o fenômeno da Uberização sob o olhar da sociologia do trabalho e descrever a percepção dos motoristas sobre as suas atividades laborais. A Uber é considerada uma startup, isto é, uma atividade privada de prestação de serviços com utilidade pública baseada na interconexão tecnológica de utilizadores através da internet. Fornece uma plataforma tecnológica para smartphones que tem como função estabelecer a conexão entre passageiros, que desejam se transportar; e motoristas, que desejam realizar o serviço mediante renumeração. Para isso, é necessário que ambos estejam previamente cadastrados no aplicativo da consulente para que o contato seja possível. Essa pesquisa utiliza a metodologia qualitativa com base em entrevistas com os motoristas cadastrado na empresa Uber, bem como foi utilizado a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório a partir da leitura de livros, artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações e pesquisas relacionadas ao tema. Esse estudo constatou que o trabalho dos motoristas da Uber se enquadra no tipo de trabalho precário caracterizado pela literatura sociológica do trabalho (ANTUNES, 2002), cujo sistema capitalista se apropria para sua manutenção enquanto modo de produção. E o conceito de uberização (Slee, 2017) refere-se ao avanço da economia do compartilhamento, ancorada nas plataformas digitais que nos leva ao seguinte questionamento: Qual a relação entre o avanço tecnológico e a precarização do trabalho na sociedade informacional? Tendo em vista o exposto, a Uber é um exemplo de dispositivo digital que deteriora as relações trabalhistas e transforma o que seria liberdade dos trabalhadores em escravidão moderna.

 

 


Palavras-chave

Uber. Belém. Precarização do Trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, Paz e Terra, São Paulo, 1999. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação, economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Editora Elefante, 2017. 320 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i1.8047



Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.