Complexitas – Revista de Filosofia Temática

A IDENTIDADE AMAZÔNICA NAS JOIAS PARAENSES

Amanda Gatinho Teixeira

Resumo

O trabalho aborda a joalheria paraense produzida e comercializada no Polo Joalheiro em Belém-PA. Desde a sua criação, em 1998, o Programa Polo Joalheiro procurou apropriar-se da narrativa poética amazônica operando como suporte material e estético sobre os designers que criam joias baseadas em valores pertencentes à cultura local, traduzindo assim a identidade amazônica através de: costumes, lendas, mitos, fauna, flora, festividades folclóricas e religiosas. Para tal entendimento, abordo as questões da construção da identidade dos sujeitos pós-modernos, a fim de compreender as especificidades da chamada identidade amazônica.


Palavras-chave

Joias Paraenses. Polo Joalheiro. Identidade Amazônica.


Texto completo:

PDF

Referências


BALDI, M.; CASTRO, R. B. de. A inovação no Polo Joalheiro de Belém: uma análise a partir do mecanismo de imersão estrutural. Cadernos EBAPE.BR [online], Rio de Janeiro, n.3, pp. 492-513, 2010.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC, 1999.

CASTRO, F. F. de. Entre o mito e a fronteira. Belém: Labor Editoral, 2011.

GUIA DO MUSEU DE GEMAS E JOIAS E ARTESANATO DO PARÁ. Belém: Associação São José, 2004.

MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas de comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.

NUNES, J. T. de B. Elementos da biodiversidade Amazônica no pensar-fazer de joalheiros de Belém: a vivência como educação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, 2013.

PAES LOUREIRO, J. de J. As jóias reais do imaginário, in Catálogo de jóias do Pará – Coleção Agosto 2004. Belém: Associação São José Liberto, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v4i1.8037



Direitos autorais 2020 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.