Cadernos CEPEC

A Universidade Pública pensa a Amazônia

José Raimundo Barreto Trindade

Resumo

Chegamos ao volume 8 (2) de 2019 dos Cadernos CEPEC com este número completamos oito anos de publicação, estabelecendo um canal de publicização de trabalhos científicos de qualidade reconhecida e se consolida no meio acadêmico. Segundo a atual avaliação (2016) do sistema Qualis de Periódicos da CAPES (https://goo.gl/mnh5ll) somos B4 nas áreas de Economia e Ciências Ambientais, B5 na Interdisciplinar  e B2 no Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

Neste número trazemos sete artigos, sendo que nosso tema central expresso na nossa capa: “A Universidade Pública pensa a Amazônia”, se expressa principalmente no artigo “PESQUISA CIENTÍFICA, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL” de autoria dos professores e pesquisadores Márcia Jucá Teixeira Diniz e Marcelo Bentes Diniz. Estes autores partem da “condição diferencial da produção e disseminação do conhecimento, especialmente, a partir da educação” com vistas a “entender sua condição estratégica na economia contemporânea”, “ressaltando o papel do Estado e da política pública em sua promoção e disseminação”. Temos aqui uma contribuição relevante para entendermos o papel da Universidade Pública na compreensão e construção do entendimento da relevância da Amazônia, tanto seu bioma quanto da presença da diversidade humana neste espaço singular.

Vale aqui considerar as preocupações de todos os pesquisadores e pesquisadoras quanto aos atuais rumos estabelecidos pelo Governo Federal quanto ao Sistema de Pesquisa e Educacional brasileiro. A Universidade Federal do Pará constitui o principal instrumento da sociedade brasileira para construção de políticas de desenvolvimento, inovação tecnológica e formação de pessoal de alto nível, seja com vistas a operar o Estado nacional, seja com vistas ao aperfeiçoamento e melhoria da intervenção empresarial capitalista na região.

Assim os dados retirados da base “UFPA em Números 2019” (http://www.ufpanumeros.ufpa.br/index.php) são eloquentes quanto aos serviços que a Universidade Pública e Gratuita presta à Amazônia, considerando somente este equipamento público essencial que é a UFPA. O gráfico abaixo ilustra o universo de alunos de graduação atingidos em 2018, aproximadamente 51 mil estudantes, distribuídos em mais de 500 cursos de graduação em doze campis universitários.


Palavras-chave

Universidade Pública, UFPA, Editorial


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v8i2.8328

Apontamentos

  • Não há apontamentos.