Transformação do setor mineral mundial e a sua influência nos movimentos do capital da Vale S/A na Amazônia
Resumo
Este artigo tem o objetivo de investigar a dinâmica do capital da Vale S/A concatenado com as transformações do setor mineral mundial. A relevância desse estudo está circunscrita nos debates sobre as crises ambientais presente nas conferências sobre as mudanças climáticas. Nesse sentido, a intensidade do uso de recursos minerais, em nível global, ampliou na oferta de minerais e metais, a fim de, acompanhar o ritmo do crescimento econômico no pós segunda guerra e no aumento do consumo material de bens minerais, isso impulsionou o debate pertinente ao esgotamento dos recursos naturais, desse modo, assinala-se uma crítica sobre a concepção de sustentabilidade defendida pela economia convencional. Ademais, examina-se dois aspectos que contribuíram decisivamente para as transformações do setor mineral global, e, por conseguinte, para atuação da Vale S/A na Amazônia, a saber, a dilatação da oferta de minerais e metais na década de 1990 e o boom dos preços das commodities nos anos 2000. Evidencia-se a presença do capital mineral transnacional na Amazônia e a apropriação de benefícios advindo de políticas públicas. Por fim, demonstra-se o processo de fusão e aquisição de capital da Vale S/A. Portanto, o referencial teórico para esta análise embasou-se nas leis de concentração e centralização de capital, tal como apresentadas por Marx. As ondas de Fusão e aquisição da Vale S/A nos anos 2000 em diante estabelecem elementos de concretude para essa percepção teórica.
Palavras-chave
Amazônia. Mineração. Acumulação de Capital. Vale S/A.
Texto completo:
PDFReferências
COMPODÓNICO, H.; ORTIZ, G. Características de la inversión y del mercado mundial de la minería a principios de la década de 2000. Serie Recursos naturales e infraestructura. División de Recursos Naturales e Infraestructura. CEPAL. Santigo de Chile: CEPAL, 2002.
HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa Sobre a Origem da Mudança Cultural. 17ª Ed. São Paulo, Editora: Loyola. 2008.
HOBSBAWM, Eric J. Os anos Dourados. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991, 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MORRIS, Mike; KAPLINSKY, Raphael; KAPLAN, David. ‘‘One thing leads to another’’Commodities, linkages and industrial development. Resources Policy, n.37, p.408-416, 2012.
MEADOWS, Donella H.; MEADOWS, Denis L.; RANDERS, Jorgen. The Limits to Growth. New York. Universe Book, 1972.
______. Beyond The Limits. New York. Universe Book, 1992.
______. The Limits to The 30-Year Update. New York. Universe Book, 2006.
TRINDADE, José Raimundo Barreto. Mineração na Amazônia, 2021. Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2021.
SAES, B. M. Comércio ecologicamente desigual no século XXI: Evidências a partir da inserção brasileira no mercado internacional de minério de ferro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v14i2.18070
Apontamentos
- Não há apontamentos.
2.png)