Cadernos CEPEC

As escolhas dos jovens e o mercado de trabalho no Brasil: uma análise sobre as mudanças das características do jovem trabalhador (2012-2019)

Diany Leal de Melo, Ana Carolina Campos de Melo, Camila Moura Vogt

Resumo

O trabalho aborda a transição dos jovens para a vida adulta no Brasil, com foco na inserção no mercado de trabalho. Tal período é considerado crítico e desafiador para os jovens, sendo afetado por diversos obstáculos, como a instabilidade econômica, a dificuldade de acesso ao ensino superior e a escassez de oportunidades de emprego. Esse contexto é ainda mais preocupante para os jovens trabalhadores, que frequentemente ocupam empregos precários e mal remunerados, aumentando sua vulnerabilidade para trabalhos informais. Para entender as mudanças nas características do jovem trabalhador, foi realizada uma análise comparativa utilizando dados da PNAD, compreendendo jovens entre 14 e 25 anos, no período de 2012 a 2019. A metodologia empregada inclui um modelo binomial para identificar as variáveis que influenciam a probabilidade de participação dos jovens no mercado de trabalho. Os resultados destacam que as jovens têm maior probabilidade de participação no mercado de trabalho em relação aos jovens do sexo masculino, porém, persistem desigualdades de gênero. Jovens pretos e pardos têm menor probabilidade de participação no mercado de trabalho, e o nível de educação também influencia significativamente a inserção laboral dos jovens. Além disso, diferenças marcantes nas chances de participação foram encontradas entre os estados brasileiros.


Palavras-chave

Brasil; Juventude; mercado de trabalho; PNAD


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R.; PACKARD, T. Skills and Jobs in Brazil: An Agenda for Youth. World Bank Publications. 2018. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-1293-4.

BALSAN, D., HANCHANE, S., & WERQUIN, P. Mobilité professionnelle initiale: éducation et expérience sur le marché du travail. Economie Et Statistique. vol. 299, 1996, p. 91-106. https://doi.org/10.3406/ESTAT.1996.6164.

BLOSSFELD, Hans-Peter; TIMM, Andreas (Ed.). Who marries whom?: educational systems as marriage markets in modern societies. Springer Science & Business Media, 2003.

BLOSSFELD, Hans-Peter et al. (Ed.). Globalization, uncertainty and youth in society: The losers in a globalizing world. Routledge, 2006.

COSTA, Luana; SCALON, M. C. 2013. Income inequality and social stratification in Brazil: key determining factors and changes in the first decade of the 21st century. In Handbook on social stratification in the Bric countries: change and perspective, organizado por Li Peiling,

Mikhail K. Gorshkov, Celi Scalon and K L Sharma, 2013, p. 421-38. Cingapura: World Scientific Publishing.

GOMES, Hellen B.; OLIVEIRA, S. S. B.; ANDRADE, M. I. P. Desemprego, juventude e crise estrutural do capital: o precariado na cena contemporânea. Revista Internacional Interdisciplinar Interthesis 16 (3): 2019, p. 18-38. https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n3p18.

MÖNKS, F. Future time perspective in adolescents. Human Development, vol. 11(2), 1968, p. 107–123. https://doi.org/10.1159/000270600.

MÜLLER, Walter; GANGL, Markus. The transition from school to work: A European perspective. 2003, DOI: 10.1093/0199252475.003.0001.

NURMI, J. E. Development of orientation to the future during early adolescence: a four year longitudinal study and two cross-sectional comparisons. International Journal of Psychology, 24, 1989, p. 195–214.

NURMI, J. E. The development of future-orientation in a life-span context. In Z. Zaleski (Ed.), Psychology of future orientation. Lublin: Towarzystwo Naukowe KUL. 1994, p. 63-74.

POCHMANN, Márcio. Tendências estruturais do mundo do trabalho no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 25 (1): 2018, p. 89-99. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.29562019.

POOLE, M. E.; COONEY, G. H. Orientations to the future: a comparison of adolescents in Australia and Singapore. Journal of Youth and Adolescence, 17, 1987, p. 129–151.

RODRIGUES, W.; PEREIRA, L. A. Análise do risco ao desemprego entre grupos demográficos no município de Palmas-TO no ano de 2008: uma aplicação do modelo de regressão logístico binomial. Informe GEPEC, [S. l.], v. 17, n. 1, 2013, p. 23–33. DOI: 10.48075/igepec.v17i1.5905. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/5905.

SALATA, A. R. Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: Um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade. Civitas: revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 22, 2022, p. 43-97. DOI: 10.15448/1984-7289.2022.1.43097. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/43097.

SCALON, Celi; CAETANO, André J.; CHAVES, Hugo; COSTA, Luana. Back to the past: gains and losses in Brazilian society. The Journal of Chinese Sociology 8 (1): 2021 p. 1-16. https://doi.org/10.1186/s40711-020-00132-9.

SCHOON, Ingrid; SILBEREISEN, Rainer K. (Ed.). Transitions from school to work: Globalization, individualization, and patterns of diversity. Cambridge University Press, 2009.

SPOSITO, M. P.; SOUZA, R.; SILVA, F. A. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 44, 2018, p. 1-24.

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191886922005037.

SUNDBERG, N.D., POOLE, M. & TYLER, L.E. Adolescents’ expectations of future events – a cross cultural study of Australians, Americans and Indians. International Journal of Psychology, 18, 1983, p. 415-427.

WALTHER, Guenther. Detecting the Presence of Mixing with Multiscale Maximum Likelihood. Journal Of The American Statistical Association v.:97. n.:458. 2002, p.:508 -513

WOOLDRIDGE, J.M. Statistical Significance Is Okay, Too: Comment on “Size Matters. Journal of Socio-Economics, vol. 33, 2004, p. 577-579. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socec.2004.09.031.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cepec.v14i1.15794

Apontamentos

  • Não há apontamentos.