Cabeçalho da página

Um lugar visageiro: notas para um mapa etnográfico no Centro Histórico de São Luís (Maranhão)

Gabriela Lages Gonçalves

Resumo

O Centro Histórico de São Luís, no estado do Maranhão, apresenta uma extensa área tombada e reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Entre ruas e casarões, há um conjunto de narrativas que retratam as visagens — ou seja, manifestações percebidas de diversas maneiras, incluindo toques, vultos, cheiros, aparições e outras formas de manifestação — e são facilmente compartilhadas pelas pessoas que convivem com o local. Desde 2016, tenho realizado pesquisas no bairro da Praia Grande, reconhecido como berço turístico da área central da cidade, tendo como a maioria dos meus interlocutores vigilantes de museus. Neste texto, busca-se cartografar as diferentes histórias de visagens registradas em um mesmo espaço, atravessando múltiplas temporalidades. O objetivo é provocar reflexões sobre essas presenças, entendidas como testemunhas e reminiscências do passado, que carregam e revelam memórias ocultas no tempo e no lugar.

Palavras-chave: patrimônio. visagens. casarões.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1852/c4c.v9i2.19988

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2026 Gabriela Lages Gonçalves

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Caderno 4 Campos (C4C) © 2017 - criado por Discentes do PPGA/IFCH/UFPANey Gomes e Daniel da Silva Miranda; atualizado em 2025, por Ewerton D. Tuma Martins para o Repositório de Periódicos da UFPA. Licenciado sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

As/os autoras/es que publicam no Caderno 4 Campos (C4C) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente, não sendo permitidos derivados ou adaptações do trabalho original.