REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA

A obra de arte: verdade e pandemia

Thaís Aparecida Ferreira dos Santos

Resumo

No presente artigo pretendemos descrever os conceitos heideggerianos apresentados no ensaio A origem da obra de arte, no qual o filósofo alemão destaca que o campo instaurador da obra de arte é a verdade. Para tanto, reconstruiremos os passos argumentativos realizados por Heidegger na investigação da origem da obra de arte, a saber, a coisa, o utensílio e a obra. E, por fim, mostraremos que a verdade em Heidegger se dá no embate entre Terra e Mundo, que se caracterizam pelo encobrimento e desencobrimento do ser do ente. Após tais considerações, procuramos investigar a verdade que se pôs em obra nos quadros da artista plástica Marina Rodrigues, que ressaltou o embate entre Terra e o Mundo no período pandêmico. A artista retira da terra o material para a obra de arte, instaurando um mundo em suas telas. Nos quadros de Rodrigues nos deparamos com a finitude da existência humana e o caos urbano.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v3i6.12241

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