Cabeçalho da página

O ANO 1000: ADENSAMENTO POPULACIONAL, INTERAÇÃO E CONFLITO NA AMAZÔNIA CENTRAL

Claide de Paula Moraes, Eduardo Góes Neves

Resumo

Buscamos nesse trabalho apresentar dados de pesquisas desenvolvidas na região do baixo rio Madeira e médio rio Amazonas que possam mostrar evidências de uma história de ocupação de longa duração, com grande adensamento populacional na região por volta do ano mil da era Cristã. Na fase Paredão (séculos VII a XII) é possível perceber um rápido crescimento populacional comparando o registro dos sítios mais antigos e os mais tardios da ocupação. Por volta do século IX DC aparecem na região as ocupações com cerâmicas polícromas da fase Guarita. Discutiremos a ocupação Guarita e as relações com grupos já estabelecidos na região desde o início da era Cristã (fases Axinim e Paredão), e a consequente emergência de conflitos visualizados através do registro arqueológico. Palavras-chave: Amazônia Central, adensamento populacional, conflito.


Texto completo:

PDF HTML


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v4i1.884



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.