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TRANSMUTAÇÃO CORPÓREA. AS FIGURAS ANTROPOMORFAS DO ORINOCO COMO EXPRESSÃO DA RELAÇÃO ENTRE HOMEM, NATUREZA E CULTURA

Carlos Escalona Villalonga

Resumo

Na Venezuela tem sido realizadas poucas investigações sistemáticas inte­gralmente focadas na figuração humana na cerâmica pré-hispânica. Por isso, através desse trabalho, tomando como marco de referência as peças figurativas antropomorfas das sociedades tribais igualitárias barrancóide-saladóide do Orinoco, apresentamos uma investigação de caráter compara­tivo entre duas regiões e/ou culturas. Mediante a desconstrução formal das peças para a definição dos padrões figurativos, nos atrevemos a dizer que as peças antropomorfas na cerâmica foram, provavelmente, podero­sos veículos utilizados pela sociedade para difundir identidades pessoais ou comunais socialmente aceitas e evidenciam as relações de poder entre os indivíduos e seu meio ambiente. As visões de mundo se revelam e se in-corporam nas representações materiais como as estatuetas.

Palavras-chave: figuração antropomorfa, série barrancóide, série saladóide, Orinoco.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v4i1.883



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