Cabeçalho da página

MANDIOCA É COMIDA DE QUILOMBOLA? REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS ALIMENTARES EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Marcilene Silva da Costa

Resumo

O presente artigo analisa, a partir de uma perspectiva socioantropológica, práticas alimentares de habitantes de uma comunidade quilombola da Amazônia brasileira. As terras onde vivem são cercadas por grandes fazendas de criação de gado que, em geral, pertencem a grandes fazendeiros, homens influentes na vida política regional. O cercamento das terras gera como principal dificuldade a falta de espaço para plantar e cultivar alimentos para consumo próprio. O principal acesso aos alimentos necessários para sobrevivência acaba sendo pela forma de compra e dependência do mercado local, acarrentando assim modificações nas representações e práticas alimentares cotidianas. A técnica de investigação escolhida para a realização do trabalho foi uma pesquisa etnográfica onde se privilegiou a observação participante, aplicação de formulários, entrevistas e oficina de desenhos com as crianças da comunidade.

Palavras-chave: Amazônia brasileira, comunidade quilombola, práticas
alimentares, representações de alimentos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v3i2.775



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.