Cabeçalho da página

OUTROS CAMPOS, OUTROS DESEJOS? CONSIDERAÇÕES SOBRE FAMÍLIA, AMOR, GÊNERO E SEXUALIDADE NO PIAUÍ

Fabiano de Souza Gontijo

Resumo

O Piauí – suposta terra de “cabra macho” será tomado aqui como referência de base na tentativa de compreender as transformações e as novidades do sistema de classificação sexual brasileiro na “era  da globalização”. Serão apresentados alguns resultados parciais de pesquisas qualitativas que tentaram caracterizar algumas narrativas biográficas homossexuais piauienses, em particular no que diz respeito às vivências da família, do amor, das relações de gênero e dos relacionamentos afetivos. Trata-se, assim, de entender a maneira como as diferenças sexuais culturalmente construídas são transformadas em hierarquias e, logo, em desigualdades sociais, na tentativa de gerar subsídios teóricos e metodológicos para combater essas desigualdades e promover o respeito à diferença e a conseqüente construção da cidadania plena desses grupos sociais, principalmente para instigar a discussão sobre as experiências homossexuais em um contexto periférico.

Palavras-chave: Família, amor, gênero, sexualidade, biografias, Piauí


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v3i2.769



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.