Cabeçalho da página

Importância social de Podocnemis expansa, tartaruga-da-amazônia, no rio Javaés, Tocantins, Brasil

Aluísio Vasconcelos Carvalho, Thays Kelly Marinho Lopes, Adriana Malvasio

Resumo

Os quelônios têm sido utilizados pelas populações tradicionais para diversas áreas, entre elas o artesanato, para fins medicinais, bem como para a alimentação. O presente trabalho buscou contribuir para o estudo das comunidades tradicionais e sua cultura quanto aos usos diversos de quelônios e seus derivados, em especial a comunidade do distrito Café da Roça, no município de Pium, Tocantins, dando ênfase à pesca, ao consumo da carne e dos ovos e aos usos diversos da tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa). Utilizou-se a entrevista com perguntas abertas e fechadas, privilegiando a opinião dos entrevistados. Identificou-se que os moradores consomem carne e ovos de P. expansa. O uso da banha da tartaruga foi citado pelos moradores no combate a varizes e cicatrizes, entre outros, evidenciando os múltip los benefícios da zooterapia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v12i2.7265



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.