Cabeçalho da página

Levantamento das perspectivas dos atores sociais da feira do pescado de Santarém, Pará, Brasil, acerca do período de defeso

Devaneris Viegas Tavares, Tiago Henrique Rodrigues Siebert, Paloma Rodrigues Siebert

Resumo

Este estudo objetivou identificar a compreensão de atores sociais da Feira do Pescado, em Santarém, Pará, Brasil, acerca da política de seguro-desemprego do pescador artesanal. Para tanto, realizou-se pesquisa documental e de campo, a fim de construir conhecimento acerca da atuação das entidades representativas e dos associados à colônia de pescadores do município de Santarém. Para a coleta de dados, foram aplicados oitenta questionários com questões abertas e fechadas. Os resultados foram tabelados, bem como elaborou-se mapas conceituais, para melhor visualização das respostas obtidas. Os dados permitiram inferir que a pesca artesanal em Santarém enfrenta desafios diversos nas áreas social, econômica e ambiental, de modo a atender à demanda crescente da comunidade, ao mesmo tempo em que há inegável necessidade do estabelecimento de ações que busquem a preservação ambiental das espécies de pescado.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.7250



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Comercial License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.