Cabeçalho da página

Redes de Sociabilidade no Residencial Viver Melhor - Manaus/AM

Edilson Paula do Carmo

Resumo

O presente trabalho etnográfico realizado no Residencial Viver Melhor – Manaus/AM, identificou as redes de sociabilidade e as estratégias dos moradores para se inserir no novo espaço físico de moradia distante dos amigos, parentes e vizinhos, deixados no centro e outros bairros da cidade. O manejo do local de moradia ocasionou uma ruptura no seu cotidiano, alterou suas formas de deslocamento pela cidade e as relações que haviam construído no seu entorno. A pesquisa focou também na precariedade dos serviços básicos necessários em decorrência da carência de creche e escola insuficientes para atender todas as demandas dos novos moradores, comércio irregular, ocupação das áreas de preservação e falta de segurança pública no novo espaço social, ocasionando problemas de várias ordens, inclusive para sua sociabilidade. O estudo chegou à conclusão que a transferência daqueles indivíduos para um espaço diferente no sentido cultural e simbólico, dificultou a sociabilidade e mesmo com a formação de novas redes de sociabilidade no local, não foram capazes de manter a mesma intensidade que havia antes. A sociabilidade prevalecente no novo espaço social hoje são as redes de grupos de mídias virtuais via internet, como o WhatsApp e Facebook


Texto completo:

V10N02PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6522



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.