Cabeçalho da página

Uma antropóloga em um comitê de ética em pesquisa social: um relato pessoal

Soraya Fleischer

Resumo

A implantação de uma regulamentação ética da pesquisa científica em dezenas de países nas últimas décadas configura um dos importantes passos na proteção dos sujeitos partícipes de pesquisas. No caso brasileiro, em 1996, o Ministério da Saúde inaugurou o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), bem como um sistema de revisão ética que, pouco a pouco, se popularizou pelas universidades, hospitais e secretarias de saúde do país na forma de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). De 2009 a 2015, como antropóloga, participei de um CEP na Universidade de Brasília, como membro titular (vice coordenadora e coordenadora) e depois membro suplente. Aqui, pretendo resgatar essa experiência e lançar uma mirada crítica ao Sistema CEP/CONEP na expectativa de contribuir para avançá-lo, ainda que esse relato esteja circunscrito especificamente àquela época da cultura de revisão ética no país


Texto completo:

V10N02PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6512



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.