Cabeçalho da página

ARQUEOLOGIA COLABORATIVA NA AMAZÔNIA: TERRA INDÍGENA KUATINEMU, RIO XINGU, PARÁ

Fabíola Andréa Silva, Eduardo Bespalez, Francisco Forte Stuchi

Resumo

Apresentaremos os procedimentos e primeiros resultados da pesquisa arqueológica e etnoarqueológica realizada em maio de 2010, com o objetivo de localizar os antigos assentamentos Asurini às margens do igarapé Ipiaçava e verificar o potencial arqueológico dessa parte da T.I. Kuatinemu. Mostraremos que os arqueólogos e os Asurini protagonizaram o projeto, contribuindo com diferentes interesses e expertises na sua elaboração, organização logística, cronograma de atividades ena interpretação dos vestígios materiais encontrados. Relatando esta experiência, queremos contribuir ao debate sobre as práticas reflexivas e multivocais, destacando as contribuições que o diálogo multicultural e a expressão de diferentes formas de conhecimento e historicidade trazem à Arqueologia. Palavras-chave: arqueologia colaborativa, multivocalidade, Asurini do Xingu.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v3i1.629



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Comercial License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.