Cabeçalho da página

Três linhas e alguns nós: serviço social, educação e Antropologia na CASAI-SP

Valéria Macedo, Jaciara Augusto Martins Martins, Maria Cristina Troncarelli Troncarelli

Resumo

Este artigo se volta para a atuação – em atividades conjuntas e outras específicas – de uma assistente social guarani, uma educadora e uma antropóloga na Casa de Apoio à Saúde Indígena em São Paulo. Nosso propósito foi compartilhar experiências e reflexões sobre a CASAI enquanto espaço constituído por diferenças em múltiplas escalas relacionais, com suas potências criativas e tensões. Nessa direção, pacientes e acompanhantes indígenas oriundos de todas as regiões do país e profissionais de diferentes formações encontram-se ali engajados no que Isabelle Stengers designou como cosmopolítica, em que conflitos e alianças prescindem de quaisquer pressupostos universalizantes como denominador comum.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i2.5668



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Comercial License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.