Cabeçalho da página

Contribuição dos Quintais na Conservação do Cerrado e da Agrobiodiversidade: Um Estudo dos Quintais Tradicionais da Baixada Cuiabana

Cleomara Nunes Amaral, Gabriela Coelho de Souza, Mara Rejane Ritter, Nil Loboruk, Ricardo Silva Pereira Melo

Resumo

Diante das recentes modificações impostas pelo avanço da fronteira agrícola sobre o rural do estado de Mato Grosso, os quintais se tornam um dos poucos espaços de manejo da agrobiodiversidade. O objetivo deste trabalho é analisar os quintais manejados por agricultores tradicionais da Baixada Cuiabana, enfatizando o papel do quintal na conservação da agrobiodiversidade. Para coleta de dados foram visitados 90 quintais do município de Jangada. Os tradicionais quintais apresentaram 136 etnoespécies, nativas e exóticas, com variedades agrícolas locais e comerciais, que conjuntamente com os espaços de roça e do cerrado compõem uma matriz permeável à rica fauna silvestre que circula localmente.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5492



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.