Cabeçalho da página

Paths of Diversification: Land use, livelihood strategies and social learning along the aging of a land reform settlement in Acre, Brazil

Thomas Ludewigs, Eduardo S. Brondizio

Resumo

Este artigo explora a história de colonos que enfrentam os desafos de fronteiras agrícolas em expansão, e de como estes desafos se refetem nas escolhas de uso da terra e nas estratégias econômicas que se desdobram ao longo da vida dos assentamentos. A área de estudo é um projeto de reforma agrária no Estado do Acre, Brasil. Os resultados indicam que a maior parte das famílias busca a diversifcação das estratégias de sustento, e se aproveitam de novas oportunidades como forma de se proteger contra incertezas relacionadas à renda familiar comuns às regiões de fronteiras agrícolas. Tal como em outras partes da Amazônia, a pecuária é a atividade mais importante para assegurar a renda familiar, mas atividades complementares como sistemas groforestais e criação de peixes são fundamentais para a melhoria e a segurança das condições econômicas. Palavras-chave: uso da terra, Acre, Amazonia.


Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v1i2.298



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Comercial License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.