Cabeçalho da página

UM QUADRO HISTÓRICO DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS NO ALTO RIO MADEIRA DURANTE O SÉCULO XVIII

Cliverson Gilvan Pessoa da Silva, Angislaine Freitas Costa

Resumo

O presente artigo examina a trajetória dos índios no alto rio Madeira durante o século XVIII. Esta área que possui alta diversidade cultural e uma história indígena ainda pouco conhecida é objeto de uma reflexão histórica da variabilidade de etnônimos no espaço, movimentação por migração ou expansão territorial, assim como o impacto da colonização sobre estes grupos. Demonstra-se como as impressões dos viajantes sobre os povos indígenas são necessárias para a elaboração de um quadro setecentista mais detalhado. Palavras-chave: Etnônimos, viajantes, alto rio Madeira.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i1.1751



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.