Cabeçalho da página

GERSEM BANIWA E A COMPREENSÃO DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

Wladirson Cardoso

Resumo

A civilização “branca” e ocidental abriu marcas que, em muitos sentidos, ainda não cicatrizaram. O extermínio de povos e populações inteiras é a origem da chamada questão indígena que atinge países de colonização européia e industrialização tardia como o Brasil. Neste sentido, a expansão dos territórios nacionais às expensas da cultura e do modo de vida de incontáveis grupos que aqui viviam antes do ciclo das “descobertas” é a tônica de inúmeros debates travados por antropólogos e demais cientistas sociais preocupados com o desrespeito aos direitos ancestrais dos povos indígenas.


Texto completo:

HTML




 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.