Cabeçalho da página

COMIDA, REMÉDIO, RENDA: CONHECIMENTOS E USOS DA MUCURA (DIDELPHIS MARSUPIALIS) POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA VÁRZEA AMAZÔNICA

Pierre de Aguiar Azevedo, Flávio Bezerra Barros

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada em uma comunidade ribeirinha localizada na região das ilhas do município de Abaetetuba, Pará, Brasil. A partir de uma perspectiva etnoecológica, o estudo teve como finalidade compreender a relação existente entre os ribeirinhos e o seu meio ambiente, de onde são apropriados os recursos naturais necessários à subsistência e reprodução sociocultural. A pesquisa focalizou a “mucura”, enquanto recurso de caça para fins de alimentação, uso medicinal e comercialização. Além disso, foram observados alguns elementos de sustentabilidade integrados à atividade extrativa. Observação participante e entrevistas semiestruturadas foram os principais métodos empregados. Observou-se que os interlocutores são detentores de um rico e complexo conhecimento sobre os diferentes tipos de “mucura” e seus hábitos. Diferentemente do que ocorre com outras comunidades amazônicas, que mantêm uma relação hostil com a ‘mucura’, no nosso caso em tela o animal tem um valor cultural inconteste. A noção de etnobiodiversidade, neste contexto, é de suma importância para ser problematizada no Brasil, e em particular, na Amazônia, que possui uma das maiores reservas de diversidade biológica do mundo. Palavras-chave: Etnoecologia, comunidades ribeirinhas, etnobiodiversi¬dade, mucura, Amazônia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i3.1608



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.