Cabeçalho da página

MANDINGA, TERAPIA, DECORAÇÃO, MÚSICA, UTILIDADES DOMÉSTICAS E ESCÁRNIO: OS DIVERSOS USOS DOS CHIFRES

Gutemberg Armando Diniz Guerra

Resumo

Este ensaio lista, descreve e analisa os usos de chifres de bovinos tanto do ponto de vista material, quanto imaterial, revisitando a literatura so­bre o assunto e pontos do Estado do Pará em que os mesmos se encon­tram à venda ou em exposição, indicando os diversos tipos de demanda existente para este tipo de produto. O primeiro destes pontos é a Feira do Ver-o-Peso, em Belém, entreposto comercial que concentra saberes e costumes de parte da Amazônia, por se encontrar na capital do Es­tado, em pleno delta do rio Amazonas. O outro ponto se encontra no Nordeste Paraense, à beira da Rodovia Estadual Governador Fernando Guillon – PA 124, no município de Santarém Novo, a 168 km de Belém. Neste se encontra uma barraca com sortimento de chifres de bovinos pintados e em exposição na beira da estrada, cujo dono é informante desta pesquisa. Finalmente, leitura pertinente ao assunto e observação direta são as fontes dos usos que se faz desta extremidade dos bovídeos em magia, terapia, decoração, música, escárnio e utensílios domésticos.

Palavras-chave: Religiosidade, bruxaria, magia, utensílios domésticos, es­tética, semiótica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i3.1582



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.