Cabeçalho da página

O "GRUPO DA PRESSÃO": NOTAS SOBRE AS LÓGICAS DO “CONTROLE” DE DOENÇAS CRÔNICAS NA GUARIROBA, CEILÂNDIA/DF

Soraya Fleischer

Resumo

A Antropologia brasileira tem priorizado vagarosamente o tema das doenças crônicas e degenerativas. Doenças como a hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, por exemplo, que têm um impacto epidemiológico inegável na população brasileira, recebem aportes analíticos das áreas da saúde, mas só nos últimos anos têm captado a atenção dos pesquisadores das Ciências Sociais. As áreas da saúde, que por enquanto não oferecem curas definitivas para essas doenças, têm consolidado práticas de “controle” como formas de tratamento. Sobre essas práticas de controle é que repousa o foco desse artigo, sobretudo aquelas elaboradas pelas pessoas que vivem com essas doenças. Pri­meiro, apresento os passos metodológicos em campo. Depois, discuto três grandes conjuntos de práticas de controle realizadas por pessoas que convivem com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus no bairro da Guariroba, Distrito Federal. Medir os índices corporais e conhecer a própria “normalidade”; ter vários aparelhos de medir à mão; discutir os números enunciados pelos aparelhos com um público amplo e diverso; reinventar a posologia dos medicamentos; e conhecer a influência das emoções nestas doenças crônicas são as práticas que considero terem intuito controlador para os entrevistados nessa pesquisa. Por fim, anun­cio possibilidades interpretativas como um aporte provisório para fazer avançar os estudos sobre a cronicidade na Antropologia brasileira.

Palavras-chave: Doenças crônicas, práticas de controle, Guariroba (Distrito Federal).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i2.1502



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.