Cabeçalho da página

Trajetórias e (des) ocupação: migrações, conflitos e expansão da fronteira agropecuária no sul do amazonas.

Mariana Vieira Galuch, Auriedia Marques da Costa

Resumo

Esse artigo busca refletir o impacto causado pelas políticas governamentais da década de 1970 na Mesorregião Sul do Estado do Amazonas a partir das trajetórias das pessoas que migraram em busca de trabalho. O Estado Nacional foi responsável pelo estímulo para o processo migratório, o que gerou os conflitos agrários provocados por essa ação, uma vez que o território vem sendo modificado pelo aumento no número de fazendas. Esse estudo foi possível por meio de trabalho etnográfico descritivo realizado pelas autoras a partir de duas realidades no interior do Amazonas: a localidade Riozinho, ao sul no município de Lábrea e o Projeto de Assentamento Rio Juma, no município de Apuí. No entanto, essas regiões, vêm se tornando espaço para a expansão da fronteira agropecuária, implicando em novas dinâmicas territoriais, seja por parte das entidades sindicais patronais e pelo Estado do Amazonas, a partir de políticas desenvolvimentistas, como a demarcação da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira. O enfraquecimento dos canais de ouvidorias agrárias tem deixado uma lacuna no que diz respeito ao combate da violência no campo, deixando um espaço propício para conflitos em regiões sem a presença efetiva do Estado.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v15i1.12625



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.