Cabeçalho da página

Beija-flor airborne redux

carlos estellita-lins

Resumo

O trabalho discute a experiência de confinamento na crisecovid, a partir de uma situação “autoetnográfica”. Assume o desafio de uma etnografia multiespécie mínima em espaço padronizado pelos modos de existência ocidentais – uma sala e sua janela num apartamento. A questão do Antropoceno e das zoonoses é tematizada neste contexto de impasses escatológicos de adiamento do fim do mundo. O acontecimento convoca temas afins, partindo de beija-flores e outras espécies agenciadas por sua presença efêmera, a saber: experiência de adoecimento, solastalgia, empuxo ao discurso, teoria do claustro. O isolamento, que se tornou político – abriu-se para uma paisagem minimalista incontornável. Como um jardim zen ou um deserto havia uma paisagem aparentemente monótona e pobre em animais ou plantas por ser frequentada em minha própria janela. Igualmente, indicou como seria preciso acompanhar as etnografias multiespécie com ênfase nas experiências de “edge”, de animais ameaçados, de espécies urbanas imperceptíveis ou desvalorizadas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v14i2.12000



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.