Cabeçalho da página

Lendo iconografias e paisagens – a trajetória de Denise Schaan na Arqueologia

Daiana Travassos Alves, Marcia Bezerra, Renata de Godoy

Resumo

Este dossiê em homenagem à Denise Pahl Schaan foi pensado como uma forma de dar continuidade ao seu legado e prestigiar sua memória ao destacar suas contribuições ao estudo das sociedades humanas do passado em múltiplas perspectivas. A Amazônica: revista de Antropologia (ARA) é um dos muitos frutos da dedicação de Denise à Arqueologia e Antropologia amazônicas. Somam-se à revista, as diversas parcerias em projetos de pesquisa no âmbito das referidas áreas de conhecimento e a formação de pesquisadores, não restrita, mas reforçada pela criação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao qual vincula-se a Amazônica. O PPGA se dedica à formação de pesquisadores em Antropologia com base no modelo de quatro campos (Balée 2009), com foco na região amazônica, e comemorou 10 anos de sua fundação em 2020. Entendemos que a organização deste dossiê contribui para divulgar ainda mais o excepcional patrimônio acadêmico construído por Schaan ao longo de sua trajetória profissional e que ultrapassa sua presença na UFPA.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v13i1.10929



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.