Logo do cabeçalho da página Revista Agroecossistemas

DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA PRODUÇÃO CONCENTRADA DE MADEIRA EM TORA NO ESTADO DO PARÁ

Gisalda Carvalho Filgueiras, Maria Do Socorro de Lima Caires, André Cutrim Carvalho, Ana Cláudia De Sousa Araújo, Abner Vilhena De Carvalho

Resumo

RESUMO: A expansão da fronteira agropecuária, no estado do Pará, foi crescente desde os anos de  1960 até o início dos anos de 2000, cujo resultadado foi a luta de classes dos agentes sociais, duradoura, seja do ponto de vista econômico, social, institucional, mas principalmente, ambiental. No ano de 2012, o Pará tornou-se o principal produtor de madeira em tora do Brasil, segundo dados estatísticas do setor extrativo vegetal e de silvicultura. Dada essa produção, o presente trabalho procurou analisar o mercado de madeira a nível mundial, nacional e regional, com destaque para a concentração desse produto em território paraense. Os resultados indicaram a existência de uma produção contínua e, ainda, concentrada em poucos municípios paraenses, tanto através do Índice de Gini Locacional quanto para o Índice de Concentração Normalizado. Portanto, é de grande importância a gestão compartilhada entre atores produtivos locais e a adoção de práticas de desenvolvimento local sustentável – manejo florestal – para que a produção de produtos da madeira continue gerando emprego e renda para o Pará.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Local Sustentável, Índice de Concentração Normalizado, Índice de Gini Locacional, Madeira em Tora.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v9i2.5095

ISSN online 2318-0188