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A CONSTRUÇÃO DA CARTOGRAFIA DE SABERES NAS ILHAS DE ABAETETUBA: QUESTÕES INTRODUTÓRIAS

Eliana Campos Pojo, Lina Gláucia Dantas Elias

Abstract

Este artigo tem sua origem e fundamentação no desenvolvimento de uma
das linhas de pesquisa do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão ociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo – GEPESEED, neste ano, por meio do projeto de pesquisa intitulado Travessias, identidades e saberes das águas – Cartografia de saberes de populações ribeirinhas no município de Abaetetuba numa travessia pelas águas, rios e florestas com a intenção de adentrar nos ‘jeitos’ de ser e estar sujeito amazônida. A metodologia escolhida para esta pesquisa insere-se nas abordagens qualitativas abrangendo estudos bibliográficos e
ações no cotidiano ‘in loco’, atrelada à perspectiva de elaboração de uma cartografia. Ainda, com estudos iniciais, sinalizamos excertos sobre essa abordagem cartográfica das representações sociais, bem como, seus possíveis caminhos como procedimento metodológico em trabalhos científicos. Do vivenciado até aqui, podemos afirmar que essa travessia por saberes e identidades tem exigido a construção de um percurso junto e com os participantes, direcionado pelas dimensões saberes do campo e das
águas e a educação escolar na perspectiva de apreender as representações da(s) identidade(s) ribeirinha(s) de comunidades localizadas às margens dos rios. A cartografia de saberes inclui a dimensão territorial e a geografia local, articuladas entre si, redesenhando um mapa de forma complexa e interdisciplinar que abrange múltiplos olhares, explicitando as territorialidades dos rios, das águas, das escolas e dos movimentos sociais, de modo a contribuir com a política educacional das escolas do campo.

Palavras-chave: Saberes das águas. Identidades. Ribeirinhos. Políticas
Educacionais. Educação do campo.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2703

Copyright (c) 2016 Revista Margens

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This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

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Impact Factor 1.54


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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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