Cabeçalho da página

Investigação das concepções sobre higiene e uso de metodologias alternativas

Andréa Inês Goldschmidt, José Luiz Goldschmidt Júnior, Angela Michelotti, Vagner Silva, Elgion Lucio da Silva Loreto

Resumo

Este artigo relata a investigação sobre higiene, com uma amostra de 19 alunos de anos iniciais em uma escola privada de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Tem por objetivo investigar as concepções espontâneas sobre a higiene e identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de crianças na área da saúde. Como método de estudo, foi aplicada uma atividade prática com a turma pesquisada. As principais percepções assinalam que atividades práticas desenvolvidas facilitam a aprendizagem, possibilitam maior envolvimento, permitem momentos de distração, possibilitam revisão de conteúdos e necessitam de conhecimentos prévios. Com base nestes resultados são apresentadas algumas implicações educativas para discussão nos anos iniciais.


Palavras-chave

conceitos prévios; higiene; metodologia de ensino


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. 225p.

BOER, N.; Educação Ambiental em escolas de 1º grau. Dissertação de Mestrado, Santa Maria: UFSM, 1993.

BOER, N.; Educação Ambiental e visões de mundo: uma análise pedagógica e epistemológica. Tese de Doutorado, Florianópolis: UFSC, 2007.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.1997

BRASIL, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 2005.

CAVICCHI, E. M. Historical Experiments in Student’s hands: unfragmenting science trough action and history. Science and Education, 17, p 717-749, 2008.

DEMCZUK, O. M., SEPEL, L. M. N., LORETO, E. L. S. Investigação das concepções espontâneas referentes a ciclo de vida e suas implicações para o ensino nas series iniciais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 6, 1, 117-128. 2007.

FRANÇA, M. C. A Educação Ambiental na escola: um estudo sobre as representações sociais dos professores do ensino fundamental do município de Pouso Redondo-SC. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade do Oeste de Santa Catarina: Joaçaba. 2006.

SOUZA, B. DE P.; MORAIS, M. DE L. S. Saúde e Educação: Muito Prazer! – Novos Reinos no Atendimento à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

TORTORI, T. R. A. A construção da aprendizagem significativa no ensino de ciências. In: Anais da 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. MG: Caxambu. 2005. Em: http://www.anped.org.br.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2188

Direitos autorais 2013 CC-BY



Creative Commons License