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Análise da validade e da fidedignidade de um questionário para identificação do conhecimento conceitual sobre plano inclinado e aceleração

Rafaela Dinali Nascimento, Alessandro Damásio Trani Gomes

Resumo

Discute-se, neste trabalho, a importância do estabelecimento da validade e da fidedignidade de instrumentos de coleta de dados em pesquisa no ensino de Ciências.  Apresenta-se o processo de análise de um questionário misto sobre movimento acelerado e plano inclinado, aplicado a 185 alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal. O questionário, elaborado com 8 questões, passou por processos de validação de conteúdo e preditiva. Os coeficientes alfa de Cronbach e beta de Silveira foram calculados para se determinar a consistência interna do questionário. Por meio destes processos, verificou-se sua adequação para avaliar o conhecimento conceitual de estudantes sobre os assuntos desejados. Com base na revisão da literatura, são discutidas algumas implicações para a área de pesquisa e ensino de Ciências.


Palavras-chave

Validade; Confiabilidade; Questionário


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4284

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