Cabeçalho da página

Popularização das ciências e jornalismo científico: possibilidades de alfabetização científica

Alessandro Augusto Barros Façanha, Flavia Chini Alves

Resumo

Este estudo evidencia a interseção entre a educação científica e a comunicação na perspectiva da popularização das ciências a partir das evidências produzidas em uma coluna específica de um jornal de grande circulação da cidade de Teresina/PI. As discussões se basearam na análise do conteúdo realizado no âmbito das aulas de ciências em uma escola da educação básica com estudantes ensino fundamental, onde foram utilizados os textos jornalísticos com temáticas diversas que envolviam a ciência e o cotidiano no intuito de compreender a interpretação dos textos e a relação com o contexto da divulgação científica e da cidadania. Utilizou-se da análise do conteúdo e estratificaram-se as respostas em categorias de natureza conceitual e de aplicação das temáticas. As análises demonstram que os textos de divulgação científica tem uma contribuição em relação à popularização das ciências, fomento ao debate em sala de aula, incremento didático nas aulas de ciências, apesar de sua inserção ainda incipiente no contexto da educação científica. Entretanto, os resultados da investigação denotam a dificuldade enfrentada pelos alunos em compreender o texto de divulgação em sua abrangência conceitual e resolutiva de problemas do cotidiano, bem como o distanciamento entre o contexto das ciências no seu escopo teórico e sua apresentação em situações do cotidiano, apesar disso, os textos de divulgação corroboraram como uma via importante de inserção real no processo de alfabetização científica e promoção de cidadania.


Palavras-chave

ensino de ciências; alfabetização científica; divulgação científica


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2014.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1 Especial, p. 1-12, 2010.

BUENO, Wilson da Costa. Os novos desafios do jornalismo científico. In: Atas do VII Congresso Iberoamericano de Jornalismo Científico. Argentina, 2001.

CARLINI-COTRIM, Beatriz; PINSK, Iana. Prevenção ao abuso de drogas na escola: uma revisão da literatura internacional recente. Cadernos de Pesquisa, n. 69, p. 48-52, 2013.

CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 117-130, 2006.

CALDAS, Graça. Mídia, Educação Científica e Cidadania: a experiência das revistas Eureca e ABC das Águas. IN: PINTO, Gisnaldo Amorim. Divulgação Científica e Práticas Educativas. Curitiba: Editora CRV, p. 149-166, 2010.

DE ABREU FERREIRA, Luciana Nobre; QUEIROZ, Salete Linhares. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.

DE MORAES, Mariuce Campos; NAMAN, Diana Claudia; DARSIE, Marta Maria Pontim. Formação docente relacionada com questões sociocientíficas: complexidade, contribuições e limitações de uma prática educativa. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 23, 2016.

FABRI, Fabiane; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto. O ensino de Ciências nas séries iniciais: uma reflexão e uma proposta de trabalho a partir da temática Sacolas Plásticas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica do Paraná, 2010.

FAILLA, Zoara. Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2014.

FIGUEIREDO, Regina Maria Mac Dowell de; GREDORI, Rosana. Prevenção ao abuso de drogas em ações de saúde e educação: uma abordagem sociocultural e de redução de danos. IN: Prevenção ao abuso de drogas em ações de saúde e educação: uma abordagem sociocultural e de redução de danos. NEPAIDS, 2002.

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, M. G. B. B. A escola e o ensino da leitura. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 39-49, 2002. GUARESCHI, Pedrinho A. Mídia e cidadania. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 5, n. 09, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2014/default_sin tese.shtm. Acesso em: 10 Fevereiro de 2017.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Tabela de indicadores sociais de 2001 a 2009. Disponível em: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx.t=taxaanalfabetismo&vcodigo=PD384. Acesso em: 10 Fevereiro de 2017.

IZQUIERDO, Mercé; SANMARTÍ, Neus. Enseñar a leer y a escribir textos de ciencias de la naturaleza. In: JORBA, Jaume; GÓMEZ, Isabel; PRAT, Ángels. Hablar y escribir para aprender. Madrid: Síntesis, 2000. p. 181-193.

LIMA, José Luiz de Vasconcelos; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Jogos didáticos como estratégia para o desenvolvimento da competência leitora/escritora no ensino de ciências. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 12, 2014.

LORENZETT, Juliana Benitti et al. Sacolas plásticas: uma questão de mudança de hábitos. Revista Monografias Ambientais, v. 11, n. 11, p. 2446-2454, 2013.

MASSARANI, Luisa; BAUER, Martin W.; AMORIM, Luís. Um raio X dos jornalistas de ciência: há uma nova ‘onda’ no jornalismo científico no Brasil?.Comunicação & Sociedade, v. 35, n. 1, p. 111- 129, 2013.

MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo. Socially inclusive science communication. JCOM: Journal of Science Communication, v. 13, n. 2, 2014.

MOREIRA, Fernanda Gonçalves; SILVEIRA, Dartiu Xavier da; ANDREOLI, Sérgio Baxter. Redução de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, n. 3, p. 807-816, 2006.

NALOM, A. F. O.; SOARES, A. J. C.; CÁRNIO, M. S. A relevância do vocabulário receptivo na compreensão leitora. Rev CoDAS, v. 27, n. 4, p. 333-8, 2015. NUNES, J. H. A divulgação científica no jornal: ciência e cotidiano. IN: GUIMARÃES, E. Produção e circulação do conhecimento. Campinas: Pontes, 2003.

OCDE, Fundación Santillana. Relatório Nacional PISA 2012: resultados brasileiros. Brasília; INEP, 2012.

RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo e analfabetismo funcional no Brasil. IN: SANTOS, E. Reescrevendo a Educação. São Paulo: Scipione, p. 26-37, 2006.

ROCHA, Marcelo Borges. O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, 2012.

RUBLESCKI, Anelise. Jornalismo científico: problemas recorrentes e novas perspectivas. Ponto de Acesso, v. 3, n. 3, p. 407-427, 2009.

SANMARTÍ, N. Hablar, leer y escribir para aprender ciencia. IN FERNÁNDEZ, P. (Coord.). La competencia en comunicación lingüística en las áreas del currículo. Madrid: MEC, 2007.

SILVA, HC da; ALMEIDA, M. J. P. M. O deslocamento de aspectos do funcionamento do discurso pedagógico pela leitura de textos de divulgação científica em aulas de física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, p. 1-25, 2005.

TEIXEIRA, Lucas André; DE MORAES AGUDO, Marcela; TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini. Análise do processo participativo em projetos ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru/SP. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 23, 2016.

TERRAZZAN, Eduardo Adolfo; GABANA, Marciela. Um estudo sobre o uso de atividade didática com texto de divulgação científica em aulas de física. Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, p. 25, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4283

Direitos autorais 2017 Amaz RECM

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License