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Educação ambiental na prática pedagógica dos docentes do curso de Pedagogia

Joseane Patrícia dos Santos, Zélia Maria Soares Jófili, Gilvaneide Ferreira de Oliveira

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado que foi desenvolvida com docentes do curso de pedagogia de uma universidade pública que teve como objetivo investigar as contribuições do curso de licenciatura em Pedagogia para a formação do professor como educador socioambiental, tomando como base as concepções e práticas dos docentes do referido curso. Este artigo é parte dos resultados apresentados na dissertação, que tem por objetivo investigar as contribuições da inserção da EA na prática docente no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma IES para a formação do professor como educador socioambiental. Para a realização desta pesquisa, foram adotados os procedimentos metodológicos de uma abordagem qualitativa, e para a análise alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os sujeitos deste estudo foram os docentes do referido curso. Como resultados verificamos que as práticas pedagógicas analisadas possibilitam oportunidades de reflexão crítica sobre as questões socioambientais, contribuindo para a formação de um pedagogo com um olhar mais sensível à EA.


Palavras-chave

formação de professores; educação ambiental; concepções e práticas pedagógicas


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2186

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