Cabeçalho da página

Lembranças da escola: O papel da escolarização na constituição de professoras de matemática

Roseli Araújo Barros Costa, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo

Este artigo surgiu como consequência de um estudo sobre a compreensão do desenvolvimento profissional de professores de Matemática que desenvolvemos como dissertação de mestrado na UFPA. Trata, em especial, dos resultados da análise de uma das categorias selecionadas, vivência das professoras como alunas no Ensino Fundamental e Médio (EFM) . Para compreender melhor esse desenvolvimento, adotou-se como método a pesquisa qualitativa, com enfoque narrativo, com base em entrevistas semi-estruturadas. Alicerçado em um conceito de desenvolvimento profissional tomado numa perspectiva contínua, idealizado num contexto mais amplo do trabalho docente, permeando crises e conflitos, a análise evidencia, que as professoras trazem em sua prática docente “marcas” de vivências significativas como alunas no EFM. Também foi possível averiguar que algumas perceberam desde cedo o desejo de serem professoras e que outras perceberam mais tarde, influenciadas por professores ou pessoas próximas. Na fase inicial de sua educação, foram influenciadas por professores marcantes, cuja forma de ensinar muitas vezes foi ponto de apoio nos primeiros anos de docência. A influência de professores marcantes tem sido eventualmente destacada como fator importante nos cursos de graduação. Moraes (1991) em seus estudos revela que a presença desses professores marcantes, quiçá, seja até mais importante nas fases escolares anteriores à graduação, ou seja, no ensino EFM. Assim, podemos apontar que a formação do educador inicia-se anterior à formação acadêmica e continua durante a sua vida profissional.


Palavras-chave

formação de professores; desenvolvimento profissional; ensino fundamental e médio


Texto completo:

PDF

Referências


CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.

CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D. J. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA, J. E. et al. Déjame que te cuente: ensaios sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2003.(Coleção Questões da Nossa Época; v. 23).

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991

GARNICA, A. V. M. História oral e educação matemática: de um inventário a uma regulação. ZETETIKÉ. Campinas, SP: UNICAMP-FECEPEM, v. 11, n. 19. p. 09-55, 2003.

GONÇALVES , T. O . Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática da UFPa. Campinas, SP, 2000, 207p. Tese (Doutorado em Educação Matemática ) - Centro de Educação , Universidade Estadual de Campinas.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo, Cortez, 2002.(Coleção Questões da Nossa Época; v. 77)

IMBERNÓN, F. La Formación del Profesorado Barcelona: Ediciones Paidós, 1994.

LARROSA, J. La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formacion. Barcelona: Laertes, 1998.

MELO, G. A. A formação inicial e a iniciação científica: investigar e produzir saberes docentes no ensino de álgebra elementar. Campinas, SP, 2003, 242p. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

MINAYO, M. C. De S. Ciência, técnica eArte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. De S. (Org); DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MOITA, M. da C. Percurso de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Colecção Ciências da Educação, Vol. 4. Porto: Porto Editora, 1992.

MORAES, R. uma investigação da trajetória de profissionalização de bons professores. Porto Alegre-RG, 1995, 398p. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PORTO, Y. da S. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, A. J. (Org). Campinas, SP: Papirus, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1719

Direitos autorais 2009 CC-BY



Creative Commons License