Cabeçalho da página

A matemática, o quadro de escrever e os formadores de professores de matemática: Interpretando relações

Ana Cláudia de Melo Sanches, Francisco Hermes Santos da Silva

Resumo

A relação dos professores com o quadro de escrever e saberes práticos docentes desenvolvidos no processo educacional foi e ainda é assunto pouco discutido no cenário da pesquisa educacional, pois, por muito tempo, o quadro de escrever era sinônimo de uma educação bancária e tradicional, sem qualquer possibilidade de transformação didática. O objetivo deste trabalho é mostrar resultados importantes sobre a temática, a partir das vozes de alguns formadores de professores de matemática do Pará, uma vez que a pesquisa identificou na constituição de formadores influências pessoais e coletivas sobre saberes particulares em como utilizar o quadro como instrumento de mediação no espaço educacional. Por vezes, e em discursos diferentes, o quadro foi lembrado como “memória auxiliar” da construção do raciocínio matemático, sendo que, para alguns formadores, a matemática é essencialmente visual. Desse modo, este artigo objetiva contribuir para as discussões teóricas provenientes da ação em sala de aula.


Palavras-chave

formação de professores; educação matemática; quadro de escrever; saberes experienciais docentes


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003 (Questões da nossa época).

BOGDAN, Robert C. E BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: porto editora, 1994. (Colecção Ciências da Educação).

CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; MELO, Maria Taís de. final, o que é tecnologia educacional ? ( disponível no site: www.ifce.com.br, acessado em 14/10/2004)

CORTELAZZO,. , disponível no site www.boaaula.com.br/iolanda/dissertação/redecom1.htm. acessado em 20/08/2004.

DOROCINSKI, Solange Inês, A ressignificação das tecnologias educativas. Ver. PEC, Curitiba, v.2, n°1, p. 61-65, Jul.2001-Jul.2002.

FORMAÇÃO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini-dicionário da língua portuguesa. 4. Ed. Ver. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 328.

GOMES , Alex Sandro. Abordagem instrumental da aprendizagem de matemática mediada por materiais pedagógicos. http://www.sbem.com.br/ANAIS/VII%20/EN EM/ARQUIVOS/comun-87.pdf

COSTA, Gilvan Luiz Machado. O professor de matemática e as tecnologias de informação e comunicação: abrindo caminho para uma nova cultura profissional.Tese de doutorado. Biblioteca virtual da UNICAMP: 2004. Disponível em <://www.unicamp.br.>. Acesso em: 1 dez 2004.

GONÇALVES, Tadeu Oliver. Formação e desenvolvimento profissional de professores de matemática: alguns pressupostos. Tese de doutorado. Campinas: UNICAMP, 2000.

LIMA E VALVERDE Niels Fontes Lima e Elinoel Júlio dos Santos Valverde. Quadronegro animado. Departamento de Ciências Aplicadas. Cefet-Ba. Disponível no site: acessado em 18/08/2005.

MACHADO, Nilson José. Comunicação na escola: dos quadros-de-giz aos mídias eletrônicos. In: MACHADO, Nilson José. Matemática e educação: Alegorias, tecnologia e temas afins. São Paulo: Cortez, 1992. (questões de nossa época; 2).

MARCELO GARCIA, CARLOS. Formação de professores: para uma mudança significativa. Porto – Portugal: Porto Editora Ltda., 1999.

MICCIONE, Jani Moraes. O quadro de escrever como mediador para a construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula. Belém: [1.n], 2006. Dissertçaõ de Mestrado. (98p.)

MEDINA, João Paulo Subira. Educação física cuida do corpo... E mente. São Paulo: Papirus, 1999.

OLIVEIRA, Hélia Margarida e PONTE, João Pedro da. Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional de professores de matemática. Disponível no site < > Acessado em 14/08/2004.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores - Pesquisa representações e poder. Belo Horizonte:Autêntica, 2000.

PONTE, João Pedro da. Da formação ao desenvolvimento profissional. Conferência plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 98, realizado em Guimarães. Publicado In Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. Disponível no site www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docspt/98-profmat.rtf>. Acessado em 14/08/2004.

PONTE, João Pedro da. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Disponível no site: www.portugaljovem.net. Acessado em 14/08/2004.

SACRISTAN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação do professor. Interação. Revista da Faculdade de Educação da UFG, 25 (2):81-87, jul/dez de 2000.

SACRISTÁN, J. Gimeno & GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre - RS:Artes Médicas, 1996.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.

SHULMAN, Lee. Aqueles que compreendem o conhecimento cresce no ensino. . In: Educational Research February, 1986 p. 04-14. Tradução: VALIM, Terezinha & GONÇALVES, Tadeu Oliver.

TARDIF, MAURICE. Saberes docentes e formação profissional. 5ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, MAURICE & LESSARD. Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TECNOLOGIA. In: FERREIRA, Aurélio Buarque De Holanda. Mini-dicionário da língua portuguesa. 4. Ed. Ver. Ampliada. Rio De Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 664.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, 1987.

ZABALA, Antoni. como ensinar Tradução: Ernani F. da Rosa. Porto Alegre:ArtMed, 1998.

ZEICHNER, K.M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa Professores, 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1710

Direitos autorais 2009 CC-BY



Creative Commons License