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Conciliando Economia e Análise do Comportamento no Estudo da Relação entre Renda e Comportamento de Consumir

Ana Carolina Trousdell Franceschini, Maria Helena Leite Hunziker

Resumo

A Propensão Marginal a Consumir é um conceito econômico que descreve uma relação de controle direta da renda pessoal sobre o consumo das pessoas. Este e outros conceitos-chave da Economia como “preço”, “consumo” e “poupança” podem contribuir para estudos sobre o comportamento de consumir dentro da Análise do Comportamento, bem como expor algumas variáveis que parecem não estar recebendo suficiente atenção em estudos sobre Economia Comportamental. A transposição desses conceitos para linguagem e práticas da Análise do Comportamento esbarra em alguns desafios metodológicos que serão aqui expostos. Pretende-se oferecer à comunidade de analistas do comportamento ferramentas para análise de contingências vigentes em sessões experimentais com não-humanos, bem como promover o aprofundamento do diálogo interdisciplinar entre economistas e analistas do comportamento.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v7i1.1437

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica