Cabeçalho da página

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Novos Cadernos NAEA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

Condições para Submissão:

Os trabalhos submetidos para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida a submissão simultânea a outro periódico.

O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial da Revista Novos Cadernos NAEA.

A submissão de trabalhos ao Conselho Editorial da Revista Novos Cadernos NAEA deve ser encaminhada ao editor científico, exclusivamente, por meio do sistema eletrônico da revista: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/login 

A Revista aceita publicações nos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol. O comitê editorial orientará o (a) autor(a) no caso de publicação nessas línguas estrangeiras.

 

Os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Novos Cadernos NAEA. Em contrapartida, os autores recebem dois exemplares da versão impressa, quando disponível e quando não implicar em pagamento de serviços de correio. A revista também é disponibilizada na versão on line, em acesso aberto (open access) e uso gratuito direcionado a fins educacionais, científicas e não comerciais.

 

O Processo de avaliação

 

A revista adota o processo de avaliação Double-blind peer review, com base nos critérios de  qualidade e rigor científicos, originalidade, validade dos dados e relevância para a respectiva área de pesquisa, portanto,  artigos que constem o (s) nome (s) dos autores no documento anexado em word, serão devolvidos no sistema da Revista para o (s) autores os Submeterem  Novamente, em conformidade com os itens 2 e 4.

A aprovação dos trabalhos é condicionada aos pareceres de dois consultores ad hoc (referees), cuja decisão poderá ser: Aceitar; Aceitar com correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Enviar para outra revista; Rejeitar. Em caso de aprovação condicional, a aprovação final ficará sujeita aos ajustes necessários pelo(s) autores (es);

Em última instância, cabe ao Conselho Editorial decidir sobre os casos omissos.

Mais detalhes sobre o Processo de Avaliação estão disponíveis em Políticas/Processo de Avaliação pelos Pares (http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/about/editorialPolicies#peerReviewProcess)

Estrutura e formato dos trabalhos:

1. Os trabalhos devem ter até 20 laudas, no formato A4,  nas fontes Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, incluindo-se figuras, tabelas e referências. O trabalho deverá, obrigatoriamente estar em Word.

 2. O nome de todos os autores do artigo deve ser inserido, apenas no momento da submissão, no sistema da Revista e deverá conter: nome e sobrenome dos autores, resumo do Currículo ou do CV Lattes com a mais recente titulação acadêmica;  filiação institucional; cargo que ocupa; área de atuação; e-mail e endereço completo para correspondência. Após a aprovação/aceite não serão permitidas, inclusões de autores que não constem no ato da submissão.

 3. Os artigos submetidos devem conter autoria de, no máximo, 3 autores. A co-autoria implica em participação em todas as fases de sua produção.

 4.      Remover a identificação de autoria do trabalho do arquivo, necessária para o sigilo da revista.

5. Título: deve ser direto e conciso, no idioma original do texto (máximo 17 palavras), acompanhado de tradução para o inglês. Caso o artigo seja redigido em inglês, francês ou espanhol deve apresentar também o título em Português.

6. Resumo: parágrafo único, no idioma do texto, com no máximo 150 palavras, contendo uma síntese que sinalize para objetivos, metodologia, discussão e conclusões. Em se tratando de artigo escrito em inglês, francês ou espanhol, é obrigatório, também, o resumo e palavras-chave em português.

7. Abstract: poderá ser feito em um dos seguintes idiomas: inglês, francês e espanhol.

8. Keywords: de quatro (mínimo) a seis palavras (máximo) que identifiquem o conteúdo do trabalho, no mesmo idioma do abstract.

9. Figuras (fotos, mapas, gráficos etc.): são impressas em preto e branco (tons de cinza), compatíveis ao formato da revista (não excedendo 15 x 21 cm). Para garantir a qualidade editorial das figuras, elas devem ser enviadas em arquivos separados, em JPEG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi. Devem ser obrigatoriamente citadas no corpo do texto, seguindo a ordem sequencial de inserção, numeradas em arábicos,  com créditos de autoria e fontes nas respectivas legendas.

10. Tabelas: devem ser produzidas e inseridas no texto nos softwares Word ou Excel, obedecendo o formato da revista (não exceder 12 x 20 cm). Devem obrigatoriamente citadas no texto, seguindo a numeração sequencial de inserção.

11. Citações bibliográficas: as referências devem ser obrigatoriamente citadas no corpo do texto: sobrenome do autor e ano (em maiúsculas quando estiverem entre parênteses).

12. Citações de texto: até três linhas, devem ser entre aspas, seguindo o formato do texto, com citação de autoria no final, entre parênteses. As citações longas (quatro linhas ou mais) devem ser em parágrafo separado, com recuo de 4 cm, entrelinha simples, corpo 10, com citação de autoria no final, entre parênteses.

13. Nota de rodapé (opcional): devem ser inseridas no caso de comentários e informações complementares ao texto, seguindo a numeração sequencial, corpo 10.

 14. Referências: A revista adota a Normalização de Referências Bibliográficas da ABNT (NBR 6023/2002). Todas as referências citadas no texto devem constar no tópico final, em ordem alfabética.

Exemplos:

§Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico (em negrito),  Local de publicação (opcional), volume, número ou fascículo, paginação, ano.

GORENDER, J. A sociedade cindida. Estudos Avançados, v.28, n.80, p.17-26. 2014.

§Capítulo de livro e coletânea:

SOBRENOME, Prenome abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver). In: SOBRENOME, Prenome abreviado do(s) Org.(s.), Ed.(s.). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, ano. Paginação do capítulo.

LEIS, H. R.  Especificidades e desafios da interdisciplinaridade nas ciências humanas. In: PHILIPPI JUNIOR, A.; SILVA NETO, A. (Eds.). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Informação. Barueri: Manole, 2011. p. 106-122.

§Livro no todo: 

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano. Paginação/volume. (Coleção ou série, se houver)

SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de  Rosaura Eichenberg. São Paulo: Cia. das Letras, 2007. 528p.

§  Dissertações e teses:

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado em...) ou Dissertação (Mestrado em...) – instituição, local, ano.

COSTA, F. S. A dinâmica dos recursos comuns em Unidades de Conservação e Assentamentos Rurais no Amazonas: uma abordagem fuzzy set. 2014. 365f. Tese (Doutorado em Ciências Socioambientais) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

§  Documentos em meio eletrônico

SOBRENOME, Prenome(s) abreviado(s) ou INSTITUIÇÃO. Título: subtítulo (se houver). local de publicação, volume (se houver), ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. As metrópoles no Censo 2010: novas tendências? Disponível em: iodasmetropoles.net>.Acesso em: 2 fev. 2011.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A RevistaNovos Cadernos NAEA  adota o acesso livre e gratuito ao seu conteúdo (open access), no sentido de promover a divulgação e democratização do conhecimento científico.