Complexitas – Revista de Filosofia Temática

LIBERDADE E EMANCIPAÇÃO ESTÉTICA EM GIANNI VATTIMO

Maurício Sérgio Bergamo

Resumo

Mostra algumas da principais considerações de Gianni Vattimo à noção de liberdade e emancipação estética nas sociedades da Era Pós-Moderna. Tal análise é desenvolvida pelo filósofo na Sociedade Transparente que teve a primeira publicação em 1992. Diante das sociedades pós-modernas, caracterizadas pelo profícuo desenvolvimento dos meios de comunicação em massa, Vattimo desenvolve um projeto intelectual, que tem em suas bases analíticas, a influência de importantes nomes da filosofia. Para fundamentar sua proposta filosófica, Vattimo discerne sobre o encontro das múltiplas culturas e subculturas no âmbito midiático. A proliferação de documentários e imagens que manifestam e divulgam, globalmente, na forma de meta-dados, as múltiplas cosmovisões no sistema media, possibilita o (re)conhecimento das infindas maneiras de estar no mundo. É nesse encontro dos múltiplos dialetos que há a possibilidade de liberdade e emancipação estética, se e somente se, a racionalidade e os conjuntos culturais forem desenraizados pelas dinâmicas telemáticas dos pressupostos locais. Nesse contexto, as diversas expressões de vida, as infindas imagens culturais dos inúmeros povos do planeta e a variedade de dialetos que, oscilam na rede informacional na forma de notícias, documentários ou relatos, evidencia a impossibilidade de fundamentação de um belo universal.


Palavras-chave

Liberdade. Emancipação Estética. (Re)conhecimento. Desenraizamento.


Texto completo:

PDF

Referências


JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahhar, 2006.

REALE, Giovanni; ANTISIERI, Daria. História da Filosofia. De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo, SP: Paulus, 2005. (Coleção História da Filosofia, 6).

VATTIMO, Gianni. A Sociedade Transparente. Tradução de Houssein Shooja e Asabel Santos. Lisboa, Portugal: Antropos, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v1i2.3797



Direitos autorais 2017 Complexitas – Revista de Filosofia Temática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Licença Creative Commons
Complexitas - Revista de Filosofia Temática. ISSN:2525-4154 (online) - Email:revistacomplexitas@gmail.com. Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.