Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Complexitas – Revista de Filosofia Temática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Antes de submeter sua contribuição, o autor deve verificar a conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. Os textos que não estiverem de acordo com as normas retornarão aos autores. Somente se adequados às normas os artigos prosseguirão às etapas de avaliação.
 
Na elaboração do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:
 
O texto pode ser apresentado em português, espanhol ou inglês, devendo ser digitado em editor de texto compatível com os formatos .doc ou .rtf, página A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 e justificado. Os artigos deverão ter no máximo 15 páginas, contando com as referências bibliográficas. Resenhas, entrevistas e ensaios devem obedecer o limite de 5 páginas.
 
Resenhas de livros deverão possuir título próprio, diferenciando-se do título da obra resenhada. A indicação da obra deve ser feita abaixo do título da resenha.
 
O título do trabalho deve ser digitado em corpo 14, negrito, centralizado e em letra maiúscula. O subtítulo (se houver) em corpo 12, centralizado e em letra minúscula. 
 
Agradecimentos e informações adicionais sobre o texto devem ser citados junto ao título, mas em nota de rodapé indicada com asterisco (*).
 
Nome(s) do(s) autor(es): Para assegurar a lisura no processo de avaliação às cegas a identificação de autoria do trabalho não deve vir em nenhuma parte do texto. Informações como: nome dos autores, instituição, titulação, resumo da biografia, agências de fomento (caso o autor possua), devem ser preenchidas no ato de submissão.
 
Os artigos devem conter um resumo em português e um em inglês (abstract), de 250 a 500 palavras, em fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento simples e justificado; e acompanhado de no máximo cinco palavras-chave.
 
Notas de rodapé: Deverão conter somente comentários necessários para o entendimento de conceitos do texto e não para citações bibliográficas. As notas devem estar no tamanho 10 e numeradas em algarismos arábicos, conforme a sequência em que aparecem no texto.
 
Citações de trechos de obras e documentos: Devem seguir estes padrões: até três linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas e em itálico. A partir de quatro linhas, devem vir separadas do texto principal, digitadas em corpo 11, com recuo em relação à margem esquerda de 4 cm, sem aspas no começo e no fim. 

Todas as citações devem estar acompanhadas de suas referências bibliográficas entre parênteses, com o sobrenome do(a) autor(a), ano da publicação e página citada. Exemplo (BRÜCKER, 2002, p. 96).
 
Referências Bibliográficas: Deverão ser indicadas no final do artigo em corpo 12, espaçamento simples, de acordo com os seguintes exemplos:
 
a) Artigo em periódico: Exemplo: ABRAÃO, Jorge. Temporalidade: uma análise filosófica. Revista de Filosofia, v. 20, n. 40, 2010, p. 138-150.
 
b) Capítulo em livro: Exemplo: SOARES, Maria José. O conceito de afetividade: reflexão do ponto de vista informacional. In: SILVA, Elizabeth Gomes (org.). Cadernos de Filosofia da Informação. Belém: EDUFPA, 2007.
 
c) Livro: Exemplo: TEIXEIRA, João de Fernandes. Inteligência Artificial: uma odisseia da mente. São Paulo: Paulus: 2014.
 
d) Tese ou dissertação: Exemplo: CARNEIRO, Isabel dos Santos. Chuva da tarde em Belém: um estudo antropológico. Tese (Doutorado em Antropologia), Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2013.
 
e) Site: Exemplo: TRINDADE, Raquel. Solano Trindade, meu pai. Disponível em: 
www.quilombhoje.com.br/artigos/artigos.php. Acessado em: 15 de dezembro de 2009.
 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é de autoria própria e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo para submissão está em formato compatível com editor de texto Microsoft Office Word (.doc ou .rtf)
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (artigos).
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.

Permissões de direitos de autor

Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.