Cabeçalho da página

O DIÁLOGO ENTRE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM A DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Marion Teodosio de Quadros, Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Resumo

Nos anos de 1990, as políticas educacionais multiculturais tornaram-se importantes formas de reconhecimento da diversidade no Brasil, que continua sendo vista como um problema nas instituições educativas, mesmo que os valores culturais estejam sendo cada vez mais relevantes na compreensão das diferenças socioculturais no ambiente escolar. Neste artigo, contextualizamos as formas de lidar com a diversidade e refletimos sobre o lugar da antropologia no diálogo com a educação, a partir de duas experiências de formação de professores ocorridas em Pernambuco, evidenciando as dificuldades em lidar com a diversidade. Por fim, apontamos questões relevantes no processo de formação de professores. Palavras-chave: educação, multiculturalismo, diversidade cultural.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v7i1.2158



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.