Cabeçalho da página

ESTADO NUTRICIONAL E CRESCIMENTO DE CRIANÇAS QUILOMBOLAS DE DIFERENTES COMUNIDADES DO ESTADO DO PARÁ

Raissa Cecília Rosalino Guimarães, Hilton P. Silva

Resumo

Neste artigo são avaliados o estado nutricional e o crescimento de crianças de três comunidades quilombolas vivendo em diferentes condições sócio-ecológicas no Estado do Pará. Trata-se de um estudo de delineamento transversal constituído por 48 crianças de 0 a 5 anos de idade, representando mais de 70% desta faixa etária nos quilombos Santo Antônio, África/Laranjituba e Mangueiras. A antropometria seguiu técnica padronizada internacionalmente e os dados foram convertidos em escores-Z utilizando-se o programa WHO-Anthro. Os índices Peso/Estatura (P/E), Estatura/Idade (E/I), Peso/Idade (P/I) e o Índice de Massa Corporal/Idade (IMC/I) foram os descritores do estado nutricional. Observa-se que um elevado percentual de crianças apresenta desvios em relação aos padrões de crescimento preconizados nas curvas internacionais de referência. Ao avaliar os índices P/E e IMC/I, se encontram percentuais consideráveis de crianças acima do escore-Z +1, totalizando 29,9% da amostra, evidenciando casos de sobrepeso e obesidade. Entretanto, ao analisar E/I, 31,1% das crianças estão abaixo do escore-Z -2, mostrando que o déficit estatural ainda é um problema entre a população infantil destes remanescentes de quilombos. Nota-se que as crianças quilombolas analisadas ainda apresentam dificuldades em atingir seus potenciais de crescimento, entraves potencialmente relacionados com as características sócio-demográficas, sanitárias e ecológicas nas quais estas populações se encontram. Concomitantemente a casos de desnutrição, observa-se também excesso de peso em algumas crianças, ratificando o processo de transição nutricional ocorrendo na região amazônica.

Palavras-chave: Crianças, quilombolas, avaliação nutricional, transição nutricional, Amazônia


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v7i1.2156



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.