Cabeçalho da página

OCUPAÇÃO HUMANA E TRANSFORMAÇÃO DAS PAISAGENS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Gabriel Henrique Lui, Silvia Maria Guerra Molina

Resumo

A despeito da visão romântica que domina o senso comum, sobre a homogeneidade e a virgindade da floresta amazônica, as paisagens dessa região são caracterizadas pela diversidade e pela longa convivência com o ser humano. Por meio da complementação das perspectivas evolutivas, históricas e sociais, o presente artigo se propõe a caracterizar as diferentes dinâmicas de ocupação nessas paisagens, buscando compreender como o desenvolvimento das tecnologias e da organização sócio-política foram capazes de modificar as paisagens no passado e como o fazem atualmente. Os dados foram analisados em função de um sequenciamento temporal que abrange desde a chegada do ser humano à Amazônia até os dias de hoje. Três dinâmicas de ocupação distintas foram caracterizadas em função dos diferentes níveis de transformação da paisagem: Dinâmica da Diversificação (9000 a.C. a 1600 d.C.); Dinâmica da Simplificação (1600 a 1960 d.C.) e Dinâmica da Supressão (a partir de 1960 d.C.). Palavras-chave: Amazônia, paisagem, ocupação humana.


Texto completo:

HTML PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v1i1.156



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.